Projeto – Acessibilidade em Escolas de Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas Estadual e Municipal
Título da Ação Extensionista: Projeto Acessibilidade em Escolas de Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas Estadual e Municipal
Código: TG.2012.PJ.0279
Nome Completo do(a) Coordenador(a): Zilsa Maria Pinto Santiago [zilsa@arquitetura.ufc.br], Departamento de Arquitetura e Urbanismo / Centro de Tecnologia
Coordenadoria Setorial PREX vinculada à Ação: Coordenadoria de Extensão do Campus do Pici
Data de Início das Atividades da Ação: 03/10/2017
Modalidade: Projeto
Projeto de pesquisa da UFC relacionado: Espaço urbano e espaço edificado: uma análise dos equipamentos sociais agregados as praças do bairro da Aldeota e do Centro de Fortaleza sob o enfoque da acessibilidade espacial.
Instituições Parceiras Nacionais: Ministério Público (Estadual)
Área Temática Principal: Tecnologia e Produção
Linha de Extensão: Desenvolvimento Urbano
Descrição Sintética da Ação: Desempenhando o papel da extensão da UFC, atendendo à comunidade cearense, por meio de ações, no campo da Arquitetura e Urbanismo, voltadas ao desenho universal e acessibilidade espacial a partir do estudo sistematizado da acessibilidade ao edifício, propiciando uma visão crítica sobre a importância do assunto, o projeto espera alcançar os seguintes resultados:
Realização de parceria com o Ministério Público Estadual no trato das questões que afetam a acessibilidade espacial de pessoas com deficiência no Estado do Ceará, numa experiência de continuidade do Projeto Piloto realizado no bairro do Bom jardim em 2016. Em 2017 estão sendo analisadas as condições de acessibilidade espacial de 30 escolas municipais de Fortaleza. Neste trabalho, propiciamos o envolvimento do aluno de Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de trabalho com a realidade social trazendo ganhos a sua formação bem como contribui na implementação de novos paradigmas nas políticas públicas quanto aos problemas de acessibilidade espacial de instituições públicas.
Público-Alvo: O público alvo constitui-se de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que podem ser alunos, funcionários e professores das escolas públicas selecionadas, incluindo o público em geral que tem acesso a estes edifícios públicos.
Estimativa média de Público atendido por mês: O número de beneficiados diretamente é 1041, partindo-se do número de alunos com alguma deficiência matriculados nas 30 escolas. Este número se eleva, considerando outras pessoas beneficiadas indiretamente (pais, parentes, visitantes da escola).
Link (site, blog, página no Facebook): página no Facebook : Extensão Acessibilidade Escolas
Cursos de Graduação vinculados: Arquitetura e Urbanismo
Endereço: Departamento de Arquitetura e Urbanismo – DAU/UFC – Avenida da Universidade, 2890. Gabinete 26. Bairro Benfica. CEP 60 020-180. , Fortaleza/CE
Representante: Zilsa Maria Pinto Santiago [zilsa@arquitetura.ufc.br]
Observações: Esta ação de extensão acontece de duas formas: uma parte é a prática de realização de visitas às escolas públicas e, a outra, e a realização de reuniões internas para elaboração de relatórios e reuniões com o ministério Público Estadual.