Projeto – Produção colaborativa de mídias digitais e aprendizagem da Matemática
Título da Ação Extensionista: Produção colaborativa de mídias digitais e aprendizagem da Matemática
Código: Ação nova – em processo de cadastramento
Nome Completo do(a) Coordenador(a): Juscileide Braga de Castro [juscileide@virtual.ufc.br], Depto. de Teoria e Prática do Ensino / Faculdade de Educação
Coordenadoria Setorial PREX vinculada à Ação: Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica
Data de Início das Atividades da Ação: 01/03/2017
Modalidade: Projeto
Projeto de pesquisa da UFC relacionado: Um estudo da covariação na educação básica com suporte de tecnologias digitais (em análise pelo PIBIC)
Área Temática Principal: Educação
Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem; mídias
Descrição Sintética da Ação:
O presente projeto visa planejar e desenvolver projeto interdisciplinar que envolva a produção colaborativa de mídias digitais de matemática – como imagens, infográficos, jornal digital, vídeo, dentre outras mídias, de modo a estimular os professores a integrarem tecnologias digitais no currículo escolar. O Projeto tem como objetivos específicos: 1 – Construir a cultura do planejamento interdisciplinar entre professores da educação básica; 2 – Desenvolver projeto(s) interdisciplinar (es) a ser(em) aplicado (s) em escolas da rede pública municipal; 3 – Divulgar e socializar, junto aos professores e alunos da escola, o projeto desenvolvido e o material produzido pelos estudantes; 4 – Analisar, categorizar e indexar as mídias digitais produzidas pelos estudantes em um portal de conteúdos de acesso livre, levando em conta o ano escolar (1º a 9º) e o componente curricular (Matemática, Língua português, dentre outros). Alem do desenvolvimento de pelo menos um projeto interdisciplinar que envolva matemática e da disponibilização de, no mínimo, 3 mídias digitais de matemática em portal de acesso livre. Espera-se, com este projeto de extensão, proporcionar a significação e a aprendizagem da matemática e de outros componentes curriculares. A aprendizagem pode ser conseguida por meio de trocas de ideias, discussões, simulações, compartilhamento de informações. As mídias digitais, produto dessa aprendizagem, deverão mostrar as concepções construídas ao longo do projeto em relação aos diversos conceitos mobilizados.
Público-Alvo: Professores e alunos de escola pública; licenciandos de pedagogia, matemática, letras, dentre outros.
Estimativa média de Público atendido por mês: 25
Cursos de Graduação vinculados: Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras
Endereço: Emeif Nossa Senhora de Fatima, Rua Silvio Romero, 370 – Álvaro Weyne, Fortaleza – CE, 60336-050
Tel. (85) 3228-1789 / (85) 3452-6653
Representante: Tanea Lucia Cardoso Soares [tanea.soares@gmail.com]
Essa ação atua em mais de um local?: Sim
Endereço completo do Local 02: Rua Waldery Uchoa, 01 – FACED, sala 11 – Benfica – Fortaleza – CE CEP 60020-110, Fortaleza/CE
Nome completo do(a) Representante do Local 02: Juscileide Braga de Castro [juscileide@virtual.ufc.br]
Bolsistas de outras ações extensionistas poderiam visitar essa ação?: Sim
Observações: É preciso entrar em contato para agendar as visitas, pois as ações não acontecem em todos os dias.