Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Ações Extensionistas

Área do conteúdo

Projeto – ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS BILÍNGUES DE FORTALEZA

Título da Ação Extensionista: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS BILÍNGUES DE FORTALEZA

Código: CH2016PJ0104

Nome Completo do(a) Coordenador(a): Renata Castelo Peixoto [renatycp@gmail.com], Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos / Centro de Humanidades

Coordenadoria Setorial PREX vinculada à Ação: Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica

Data de Início das Atividades da Ação: 01/02/2017

Modalidade: Projeto

Programa Extensionista da UFC vinculado, se houver:

Área Temática Principal: Educação

Linha de Extensão: Formação de professores

Descrição Sintética da Ação:

As ações propostas nesse projeto estão relacionadas à temática “alfabetização e ensino de Português como 2ª língua para surdos” e objetivam contribuir com a formação e a prática de professores de escolas bilíngues para surdos em turmas de 1º ao 5º ano. Para tanto são propostos 4 eixos de ação: 1- estudo e fundamentação teórica; 2- Reflexão sobre as experiências com a surdez/surdos e com escrita e letramento dos/das docentes; 3- Reflexão sobre a prática de ensino de escrita e leitura das professoras; 4- Elaboração, em conjunto, de propostas de aula que incorporem novos aspectos didáticos e otimizem aspectos positivos que já apareciam nas práticas anteriormente observadas. Dessa forma, esperamos como resultado contribuir para a reflexão e a construção de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de português que levem em consideração as particularidades linguísticas dos surdos, a visualidade da língua de sinais e dos surdos, a funcionalidade do texto e a construção da competência comunicativa do aluno surdo; e a realização da leitura-tradução dos textos em língua portuguesa.

Público-Alvo: Professoras de 3 escolas bilíngues para surdos de Fortaleza

Estimativa média de Público atendido por mês: janeiro 2017

Cursos de Graduação vinculados: curso Letras Libras

Cursos de Pós-graduação vinculados:

Endereço: , Benfica, 60020-181, Fortaleza/CE

Representante: Renata Castelo Peixoto [renatycp@gmail.com]

Bolsistas de outras ações extensionistas poderiam visitar essa ação?: Sim

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo